quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aquário de Fortaleza

Está aberta a licitação para a primeira parte das obras do Aquário do Ceará, que custará ao todo US$ 250 milhões. O projeto foi apresentado, nesta quarta-feira (8), na Câmara de Vereadores de Fortaleza.

Mesmo com todas as vantagens apresentadas pelo governo e o apoio quase maçiço dos vereadores da Câmara Municipal, o projeto gera controvérsias principalmente na oposição e nos movimentos populares. O valor que vai ser gasto com o empreendimento é visto como uma quantia muito alta para ser aplicada em algo que não é considerado prioridade.

Segundo o secretário de gabinete do Governo do Ceará, Ivo Gomes, a verba não poderia ser destinada para outro projeto. O secretário ainda afirmou que a juventude carente do Ceará terá acesso gratuito ao aquário.

Implosão do Castelão

Clique aqui e assista um vídeo no momento em que o Castelão foi implodido. 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse total

O eclipse teve início às 16h22, no horário de Brasília, mas o “nascer da Lua” só ocorreu em Fortaleza às 17h22. Isso significa dizer que quando o astro começou a ser observado nos céus da cidade (e no restante do Ceará) o fenômeno já tinha atingido seu grau máximo. A duração total do eclipse foi de 3h39min, terminando, portanto, às 20h01.
Além de parte do Brasil e de outros países da América do Sul, foi possível avistar o eclipse, a olho nu, também em parte da África, Ásia Central, Leste da Ásia e Austrália. Em Fortaleza, o céu com pouca nebulosidade na noite desta quarta-feira facilitou a observação do fenômeno.

Tá na moda

Na definição de J. A. Barnes, Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectada por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma de suas características fundamentais é que os relacionamentos nestas redes são horizontais e não hierárquicos entre os participantes. É outra forma de estrutura, uma quase não estrutura, no sentido de que parte de sua força consiste na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente.
Facebook, Badoo, Orkut, MySpace, Twitter, LastFM são algumas das redes mais utilizadas no Brasil. São conhecidas por Redes de Relacionamento, e tem como função aproximar pessoas com interesses em comum, em busca de relacionamentos amigáveis ou amorosos, reaproximar pessoas que há tempos não se “viam”, trazer a um círculo social virtual seres de todos os continentes do mundo. Clique aqui e assista um vídeo em que o jornalista Eliomar de lima fala sobre blogs e as redes sociais no Ceará.


terça-feira, 14 de junho de 2011

De volta aos problemas de sempre

As fortes chuvas deste ano trouxeram de volta velhos problemas que atormentam a rotina da população fortalezense. O alagamento de ruas e vias e o transbordamento de canais já se constituem em fatos comuns neste período.
 Um canal situado no cruzamento das ruas Diana com Cônego Lima Sucupira, no bairro da Parangaba, continua trazendo transtornos e perigos para os moradores daquela área e adjacências, além de grande risco para a saúde das pessoas que ali residem.
De acordo com que dizem os moradores, várias pessoas já ficaram doentes, chegando até mesmo a contraírem dengue por conta do acúmulo de lixo que impossibilita as águas de correrem livremente. Com a intensificação das chuvas o canal trasborda e fica impossível trafegar por ali, pois o local é estreito e sem a menor condição de segurança.
Após a quadra chuvosa e mesmo no período de estiagem os problemas continuam. Pois o canal corre a céu aberto, facilitando o acúmulo de lixo e a proliferação de insetos. 

Barbarizar o preso Temporário

Um homem foi preso, julgado e condenado e não saiu do espaço da delegacia. O paranaense Marco de Antônio Pereira Mascarenhas cumpria pena no 34º DP e não passou por um presídio
Mantido há 230 dias em um dos xadrezes da delegacia, era Mascarenhas o responsável pelo revezamento da dormida na cela. O delegado titular, Everardo Lima, preferiu não detalhar a rotina no preso, mas afirmou que o detento esperava durante todo esse tempo a abertura de vaga em uma das penitenciárias do Ceará. No regime semi-aberto, Mascarenhas teria o dia livre para trabalhar e precisaria passar as noites no presídio. Mascarenhas é apenas um exemplo dos problemas que se repetem nas delegacias do Ceará.